*&*
ALGUNS DADOS DO AUTOR
ANTONIO CABRAL FILHO
NASCEU EM 13 DE AGOSTO DE 1953
NA SERRA DO PAIOL
MUNICÍPIO DE FREI INOCÊNCIO-MG
AOS DEZESSEIS ANOS CAI NO RIO
E VAI SE VIRAR
DE JANEIRO A JANEIRO
ESTUDA ATÉ P "SEGUNDO GRAU"
FAZ CONTABILIDADE, TEATRO E CASA-SE
COM ROSELI BRITO CABRAL.
ADORA YURI POPOV E GUIMARÃES ROSA.
ATÉ AGORA PUBLICOU OS LIVROS
"ECCE HOMO , DUELO DE SOMBRAS
E VER...SÓ CURYO&GROSSO-POEMAS PIADAS,"
TODOS DE POESIA, PELO SISTEMA ALTERNATIVO.
INTEGRA DIVERSAS COLETÂNEAS COMO
"POETAS DA CIDADE DE NITEROI, EDITADA
PELA ANE-ASSOCIAÇÃO NITEROIENSE DE ESCRITORES;
POETAS 10SENGAVETADOS, EM
COOPERATIVA COM MAIS 9 AUTORES,
SEGUNDA ANTOLOGIS POÉTICA DA UFF,
EDITADA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE-UFF.
FANTASIAS, EDITADA PELA ALPHASXXI/EDITORA ALTERNATIVA,
LANÇADA AGORA EM MAIO DE 2011.
E VEM MAIS POR AÍ.
ALÉM DISSO, PARTICIPA DA IMPRENSA LITERÁRIA
MAIS COM POEMAS, TENTANDO UM CONTO DE VEZ EM QUANDO.
ESTES POEMAS-PIADAS ESTÃO A CAMINHO DA EXECRAÇÃO PÚBLICA
COM A CERTEZA DOS DETERMINADOS.
*** À GUISA DE APRESENTAÇÃO ***
GUARULHOS, 20/08/2004
CARO CABRAL,
RECEBI SEUS POEMAS. GOSTEI MUITO; TEM ALGUNS ACHADOS ALI, ALGUMAS PEQUENAS (NO TAMANHO) OBRAS-PRIMAS; " MILITÂNCIA, DESEMBUCHE, MACUNAIMAICAI."
O ARTISTA É LIVRE, PODE VOAR EM CÉUS DIVERSOS DE DIVERSAS TEMÁTICAS. O BRASIL É UM PAÍS DE MUITOS TALENTOS.
TRABALHAR COM HUMOR, COMO VOCÊ FAZ, É MUITO BOM.
VIVEMOS NUMA ÉPOCA TÃO CAÓTICA QUE DEVE SER DIFÍCIL VÊ-LA E DEFINÍ-LA COM HUMOR. E ATRAVÉS DO HUMOR PODE-SE DIZER MUITAS VERDADES, MAS TÊM QUE SER DITAS COM BASTANTE TALENTO, PARA NÃO PARECER SUPERFICIAL. VOCÊ CONSEGUE ESCREVER COM ESSE TALENTO.
TÃO LOGO SEJA POSSÍVEL, ESTAREI DIVULGANDO SEU TRABALHO NO MEI HUMILDE FANZINE. GRATO PELO CONTATO, UM ABRAÇO.
PAZ E POESIA. TOUCHÉ.
***
FREI GASPAR,10/2006
" SACRIFÍO ALGUM
VALE O PRAZER INTENSO
DE MATAR O TEMPO."
"MACUNAIMAICAI"
OI CABRAL,
ACABO DE LER ( E RELER, PORQUE UMA ÚNICA LEITURA NÃO É SUFICIENTE ) " VER SÓ CURTO&GROSSO."
CONCORDO COM O SEU "MANIFESTO LIBERTINAGENS...". OS CHAMADOS POETAS MARGINAIS DOS ANOS 7O E 80 PRATICARAM O POEMA-PIADA ( OU POEMA PÍLULA ), RECURSO LANÇADO POR OSWALD. QUEM CRITICOU O POEMA-PIADA ENTENDE QUE ELE FAZIA SENTIDO NO PRIMEIRO MOMENTO DO MODERNISMO QUANDO UM DOS PNTOS CHAVES ERA MANIFESTAR A RECUSA À LINGUAGEM TRADICIONAL. MAS PASSADA A FASE, TODOS CUSPIRAM NO PRATO, DIZENDO QUE O POEMA-PIADA TERIA PERDIDO O SENTIDO COM A CONSOLIDAÇÃO DAS LIBERDADES ARTÍSTICAS CONQUISTADAS PELO MODERNISMO.
QUANTA BOBAGEM, QUANTO PURISMO! HÁ BELEZA E LEVEZA NO POEMA-PIADA CUJO OBJETIVO É TRAZER IDEIAS CONCENTRADAS EM POUCS PALAVRAS, ALÉM DO EFEITO HUMORÍSTICO/CURIOSO. 50 ANOS DEPOIS O POETA JOSÉ PAULO PAES ( E TANTOS OUTROS INFELIZMENTE COM POUCO TALENTO ), SE ESPECIALIZOU NA ESCRITURA DE POEMAS-PIADAS: "HOMEM PÚBLICO/MUHER PÚBLICA" ( LEMBRETE CÍVICO ).
E O QUE DIZER DOS VERSOS CURTOS ( QUASE AFORIMOS ) E LÍRICOS DE MÁRIO QUINTANA? OU A IRONIA DE LEMINSKI ? TODOS HERDEIROS DE UMA POÉTICA TÃO BELA E TÃO PARNASIANA QUANTO O " VIA LACTEA " DE BILAC, QUE SENTOU O PAU NOS MODERNISTAS AO LADO DE LOBATO, UM NACIONALISTA.
" VER SÓ CURTO&GROSSO " CONTÉM EM SUAS PÁGINAS A MÁXIMA DOS PÁSSAROS : UM MÁXIMO DE CANTO, NUM MÍNIMO DECORPO. HÉ ERUDIÇÃO E O NECESSÁRIO HUMOR, CARACTERÍSTICAS DE POETAS E ESCRITORES REFINADOS ( E AFINADOS ) COM OSCAR WILDE E MACHADO DE ASSIS.
VOU PUBLICAR SEU TEXTO NO PRÓXIMO TOMZINE. ABRAÇOS, TOM.
carta recebida em 16/10/06.
*** À GUISA DE INTRODUÇÃO
LIBERTINAGENS À FLOR DA PELE
HÁ MUITO VENHO PESQUISANDO O POEMA-PIADA. PELO QUE TENHO OBSERVADO, ELE CRUZA TEMAS E FORMAS DESDE TEMPOS IMEMORIAIS E ENGLOBA ESTILOS OS MAIS VARIADOS, DESDEO SIMPLES CHISTE ATÉ AO TROCADILHO, PASSA PELO TRAVA-LÍNGUA, CHEGANDO ATÉ ÀS FORMAS MAIS NOBRES COMO A TROVA OU A QUADRINHA.
MAS UMA COISA SOBRESSAI DISSO TUDO: É O ACANHAMENTODOS POETAS EM EXPOREM ESSES TRABALHOS COM A MESMA PUJANÇA DADA A UM SONETO E A OUTRAS FORMAS DE COMPOSIÇÃO POÉTICA. MANOEL BANDEIRA É UM EXEMPLO EMBLEMÁTICO DO TIPO DE POETA ENVERGONHADO COM ESSE TIPO DE PRODUÇÃO LITERÁRIA, COMO ELE DIZ EM " ITINERÁRIO DE PASÁRGADA " A RESPEITO DO LIVRO " LIBERTINAGEM ": " PIADAS... PIADAS... COMO MAIS TARDE AS FARIA MURILO MENDES A PROPÓSITO DO RIO PARAIBUNA E DA BATALHA DO ITARARÉ. POR ESSAS E OUTRAS BRINCADEIRAS ESTAMOS AGORA PAGANDO CARO, PORQUE O " ESPÍRITO DE PIADA ", O "POEMA-PIADA", SÃO TIDOSHOJE POR CARACTERÍSTICAS PRECÍPUAS DO MODERNISMO, COMO SE TODA OBRA DE MURILO, DE MÁRIO DE ANDRADE, DE CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, E OUTROS, EU INCLUSIVE, NÃO PASSASSE DE UM CHORRILHO DE PIADAS. HOUVEUM POETA NA GERAÇÃO DE 22 QUE SE EXPRIMIU QUASE QUE EXCLUSIVAMENTE PELA PIADA: OSWALD DE ANDRADE. MAS ISSO NELE NÃO ERA " MODERNISMO ": ERA, E CONTINUA SENDO, O SEU MODO PECULIAR DE EXPRESSÃO. UM CASO COMO O DO GRANDE POETA COLOMBIANO RECENTEMENTE FALECIDO: LUIZ CARLOS LOPES. MAS QUEM NEGARÁ A CARGA DE POESIA QUE HÁ NAS PIADAS DE " PAU BRASIL? E POR QUÊ ESSA CONDENAÇÃO DA PIADA, COMO SE A VIDA SÓ FOSSE FEITA DE MOMENTOS GRAVES OU SE SÓ NESTES HOUVESSE TEOR POÉTICO?"
O QUE ESTÁ DITO ACIMA É SOBRE O SEU LIVRO " LIBERTINAGEM " DE 1930. MAS A COMPROVAÇÃO DO ACANHAMENTO QUE LHE ATRIBUO FICA CLARA QUANDO ELE FALA DE OUTRO LIVRO SEU, O " MAFUÁ DO MALUNGO " ; VEJAMOS: " NO ANO DE 48 PUBLIQUEI EM LIVRO SOB O TÍTULO DE MAFUÁ DO MALUNGO OS MEUS VERSOS DE CIRCUNSTÂNCIA..." " O POETA SE DIVERTE", COMENTOU CARLOS DRUMOND DE ANDRADE, TRADUZINDO UM VERSO DE VERLAINE. E CITA O POETA MEXICANO ALFONSO REYES A TÍTULO DE MULETA: " LAMENTA REYES QUE SE TENHA PERDIDO O BOM COSTUME DE TOMAR A SÉRIO; O MEJOR, EM BROMA, OS VERSOS SOCIAIS, DE ÁLBUM, DE CORTESIA." E ACRESCENTA: " DESDE A HORA DIGO QUE QUIEN SOLO CANTA EM DO DE PECHO NO SABE CANTAR, QUE QUIEN SOLO TRATA EM VERSOS PARA LAS COSAS SUBLIMES NO VIVE LA VERDADERA VIDA DE LA POESIA Y DE LAS LETRAS, SINO QUE LAS LLEVA POSTIZAS COMO ADORNO PARA LAS FIESTAS."
PARA REFORÇAR O QUE DIGO, VEJAMOS SUA JUSTIFICATIVA PARA PUBLICAR O MAFUÁ: " É POSSÍVEL QUE NUNCA VIESSE A PUBLICAR ESSES VERSOS SE NÃO FOSSE A NEURASTENIA DE JOÃO CABRAL DE MELO." E CONCLUIU: " PEDIU-ME O POETA-TIPÓGRAFO ALGUMA COISA MINHA PARA IMPRIMIR E EU ME LEMBREI DOS MEUS JOGOS ONOMÁSTICOS E OUTRAS BRINCADEIRAS."
EM RELAÇÃO AO LIVRO LIBERTINAGEM, ELE FAZ UM MEA-CULPA COMO SE ISSO NÃO FOSSE ASSIM UM CRIME " E POR QUÊ ESSA CONDENAÇÃO DA PIADA"? NÃO QUERO AQUI EXIGIR QUE ELE FOSSE UM ADVOGADO DO ESTILO; APENAS ESTOU DESTACANDO TRECHOS QUE CONFIRMAM O SEU ENVERGONHAMENTO QUANTO AO POEMA-PIADA. MAS JA EM RELAÇÃO AO MAFUÁ DO MALUNGO ISSO FICA PATENTE, ATÉ PORQUE ELE EMBARCA NAS ROTAS DO PRECONCEITO COM EXPRESSÕES TAIS COMO " VERSOS SOCIAIS, DE ÁLBUM, DE CORTESIA,DE CIRCUNSTÂNCIAS, DE BRINCADEIRAS, JOGOS ONOMÁSTICOS E QUE TAIS."
EXISTE AINDA OUTRAS FORMAS DE CONTAR PIADAS ATRAVÉS DOS VERSOS, TODAS DISFARÇADAS SOB NOMES POMPOSOS COMO POESIA PORNOGRÁFICA, SATÍRICA, BURLESCA ETC., MAS ENFIM, QUE FAZER? MÁRIO DE ANDRADE DIZ QUE NINGUÉM SE ESQUECE DA NPOITE PARA O DIA DAS TEORIAS QUE BEBEU NO CAFÉ COM LEITE QUE A VOVÓ LHE SERVIU; DAÍ EU FICO COM O MEU:
FALSO DIÁLOGO COM FERREIRA GULLAR
GULLAR: " EU, COMO POETA,
PRECISO DA LÍNGUA
PARA VIOLENT´-LA."
CABRAL: EU COMO POETA,
PREFIRO VIOLENTAR
COM A LÍNGUA.
*
Você está convidado a ler o livro na íntegra, acessando a página http://blogdopoetacabral.blogspot.com.br/p/verso-curto-grosso-poemas-piadas.html
*
Você está convidado a ler o livro na íntegra, acessando a página http://blogdopoetacabral.blogspot.com.br/p/verso-curto-grosso-poemas-piadas.html
*&*
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sei que sou assim: Desde o princípio até ao fim, só restos de mim.