quarta-feira, 5 de junho de 2013

CRÔNICAS DO LIRISMO IMEDIATO * 2: TODA INSENSATEZ SERÁ CASTIGADA * ANTONIO CABRAL FILHO

(Foto:avla)
Tá, eu sei que no outono as folhas caem, as árvores ficam peladinhas, nuas com todo seu pudor exposto, o frio castigando a pele frágil, com toda a indiferença do quentão nos lábios da cabocla, ansiosoa por um beijo.
Mas nem precisa tanto nem carece ser assim, pegando-nos de súbito, com tamanha insensatez.
Acontece é que, além disso tudo, venho sofrendo reveses estupefacientes. Entre tantos, enumero aqui um que tem me tirado o sono: Um amigo anda desiludido com o nosso ofício. É que ele tem dedicado enormes esforços em prol das artes, e que por não obter o resultado almejado, simplesmente, cai em crise. Resolveu abandonar cargos em entidades culturais e até distribuiu circulares comunicando suas decisões. Mas droga! Ele é músico, cantor, compositor, videomaker, dirigente cultural experimentado, apesar da pouca idade, e escritor dos mais conceituados nas terras de Lobato, tem duas faculdades e um punhado de cursos, já ganhou concursos literários de peso internacional e é editado de ponta a ponta nesta terra de "Benvirá". Aqui pra nós: O que ele quer mais?
Mas o pior é que nesse bojo veio de quebra o encerramento do blog caeseubt e a desintegração de pelo menos duas entidades culturais.
Bom, não vou dedurar aqui o meu "compa". Crises são crises. Algumas vivem enquanto tais, outras tornam-se decisões irreversíveis. Mas o que vem causar-me calafrios é que nesta época de vacas-magras culturais que assola o país, o pior sempre toma a cena e eis que sobe ao palco o Prefeito de Taubaté-sp, denominado Ortiz Junior e despeja a AVLA - Academia Valeparaibana de Letras e Artes, das dependências do Centro Cultural Municipal. As razões eu desconheço, mas deixo-os com a notícia que colhi no "face" do amigo Luiz Antonio Cardoso...
Publicado em 28/05/2013
A AVLA-Academia Valeparaibana de Letras e Artes, é despejada do Centro Cultural, pela prefeitura de Taubaté, nessa segunda-feira 27.
A Academia surgiu no cenário cultural em uma reunião realizada em 14.02.2001.
Em 24.03.2001 às 13h30 no auditório da OAB -- Taubaté,aconteceu o primeiro encontro com o tema "Saiba porque a Literatura está cada vez mais presente em sua vida". Compareceram cerca de 40 autores.
Em 24.04.2004, a AVLA passou a ser designada como AVLA-Academia Valeparaibana de Letras e Artes, abrangendo Literatura, Teatro, Música , dança e Artes Plásticas ,e assim englobou-se as Letras e Artes.
Ao longo dos anos, a AVLA promoveu concursos Literários, Peças Teatrais, Exposições Artísticas, Saraus, Chás literários , Pizzas Literárias , e Lançamentos Literários.
Transmissão TV Cidade canal 99net/03digital
Reportagem e Edição: André Ferreira
Imagens: Claudia Melo
Operador de VT: Paulo Sergio Souza
Diretor de Geral: Jefferson Melo